sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Editorial - 4ª edição

Protagonismo Estudantil: Fruto do Projeto Frederico News



 O educador Paulo Freire disse certa vez que , "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda" E disse mais: "Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo, que nós nos fazemos". São princípios inspiradores que induzem o cidadão a constatar que os ensinamentos obtidos em sala de aula avançam para muito além dos muros da escola.
Assim é que o poder transformador da educação se manifesta e repercute no mundo  lá fora.
A quarta e última edição deste ano do Jornal Frederico News  pretende destacar o protagonismo estudantil, como uma nova perspectiva para alunos e educadores.
O  resultado das quatro edições é fruto do trabalho coletivo que envolveu todas as turmas da escola, do 1º ao 9º , de todos os professores que trabalharam com dedicação temas geraram os textos publicados.
Dedicação extensiva à equipe pedagógica e administrativa, que apesar dos problemas e dificuldades, contribuíram para a promoção de ações positivas, com alcance ilimitado.
Esta edição traz, entre outros assuntos, iniciativas de alunos dos anos iniciais que preocupam-se com o bem-estar coletivo. Com o meio ambiente, com a cultura, com o respeito às diferenças e diversidades e novas descobertas.Em outro exemplo, adolescentes, dos anos finais se engajam em projetos de artes, música, conscientização de seu papel na sociedade, de sua importância na construção de um universo coletivo, com menos violência, preconceito, agressão ao meio ambiente. Produzem e experimentam novos conhecimentos e culturas, por meio de Feira de Ciências, do Halloween, da Mostra de Música e de Ações Voluntárias.
Nesse contexto, o professor também é protagonista, pois ele é co-criador com o aluno, seguem juntos na Caminhada rumo ao conhecimento  e a novas descobertas, através  de uma educação pautada em valores éticos e morais e de construção dos saberes.
A educação está na base de desenvolvimento do cidadão, da sociedade, do país. Os textos que permeiam  a 4ª edição comprovam que o jornal é uma oportunidade de aprender fazendo algo em que se identificam e em que acreditam. Reportam por meio de desenhos, textos,  fotos, entrevistas, charges, entretenimentos, relatos de experiências, a sensação de protagonismo, de pertencimento à comunidade escolar, tornam-se sujeitos da própria história.

Cornélio, Eliana,  Fernanda e Isabel




Entrevista

Entrevistado: Sr. diretor: Omar Miranda de Araújo
entrevistadores: Alunos do 4º ano da Professora Edna Almeida.

1) Quando você era criança tinha sonhos de ser professor ou diretor de escola?
Não. Quando criança eu não pensava nesta possibilidade.

2) Na sua visão, o que mais mudou nas escolas de hoje com a escola primária da sua época?
Hoje, temos muitos recursos que não existiam naquela época: máquina de xerox, computadores etc.

3) Antes de ser diretor você pensava em ter outra profissão? Qual?
Sim. Pensei em ser dentista.

4) Por que decidiu entrar no cargo de direção desta escola?
Muitos colegas de profissão diziam que eu tinha perfil e levava jeito para ser diretor.


5) Quais são os maiores desafios enfrentados, como diretor de uma escola pública?
Principalmente a falta de verbas para investir na escola.

6) Qual sua opinião sobre o ensino no Brasil?
Infelizmente, o ensino no Brasil não é dos melhores. Mas a culpa nunca foi e nem será dos nossos professores e sim de nossos políticos.

7) Você consegue resolver todos os problemas ou já teve alguns que ficaram sem resolver? Quem te ajuda a resolver tudo?
Não consigo resolver tudo. Tenho uma grande equipe para me ajudar sempre: Vice-diretores, secretários, supervisores, professores e ajudantes de serviços gerais.

8) Como é seu relacionamento com os alunos? Existem problemas de disciplina? Como eles são resolvidos?
Meu relacionamento com os alunos é muito bom. Problemas de disciplina existe em todas as escolas. Aqui, primeiramente, chamamos para uma conversa e, se não adianta,r chamamos os pais e deixamos de castigo.

9) Quais são seus projetos para os próximos anos?
Continuar ofertando uma escola com educação de qualidade onde as crianças gostem de estudar; tentar manter o jornal da escola; promover mais ainda a prática esportiva etc.

10) Como você vê a participação da família na escola?
Aqui na nossa escola, a participação da família é boa. Mas pode melhorar muito mais ainda.

11) Mesmo com tantos desafios você pretende se candidatar de novo para diretor desta escola?
Ainda não sei se serei candidato numa próxima eleição. Quem sabe.


12) Quando assumiu a direção qual foi sua maior preocupação?
Foi conseguir melhorar as condições de infraestrutura da escola: Melhorar as salas de aula, banheiros, conseguir uma sala de vídeo etc.

13) O que você como diretor espera para o nosso futuro?
Para aqueles que estudam e levam a escola a sério eu tenho certeza que terão um futuro brilhante. Quem não estuda bem, não faz as lições de casa e desobedece aos professores terão um futuro não  muito agradável.

14) Qual o seu maior sonho como diretor?
Conseguir construir um auditório em nossa escola.



 ENTREVISTA COM A REDATORA DO NOSSO JORNAL DE ABAETÉ



             
              COMO É SER JORNALISTA?
              Ser jornalista é muito interessante, porque nos permite interagir com a comunidade.

            QUAL O TIPO DE TEXTO QUE DESPERTA MAIS INTERESSE NO LEITOR?
            Policial, quando postamos matéria policial no site é a que possui maior vizualizações, as          pessoas se interessam mais por esse tipo de matéria e é a mais "fácil"de fazer porque esse tipo de material já vem pronto.

            QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM UM JORNAL?
            A maior dificuldade de um jornal é questão financeira, porque há muitas despesas, e  produzir um jornal sai um pouco caro. Meu perfeccionismo também atrapalha um pouco, porque as vezes quero que tudo saia perfeito e nem sempre sai como eu gostaria.

           COMO É FEITA A MONTAGEM DO JORNAL?
            O jornal impresso é mensal, tem também o site que publicamos as notícias do dia a dia e é mais legal e dinâmico postar no site. O jornal é feito a cada notícia que vai surgindo. O jornal é feito a partir de um programa de computador.


          QUAIS OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENCONTRADOS NA CIRCULAÇÃO DO JORNAL ESCRITO, UMA VEZ QUE O MUNDO DIGITAL É CADA VEZ MAIS ATRAENTE?
            Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais atraídas pelo mundo digital, sinceramente não sei até quando o jornal impresso irá durar, pois ele está perdendo cada vez mais seu espaço.


ENTREVISTA  FEITA À JORNALISTA CRISTIANE PELOS ALUNOS MIKAEL, ISADORA E  EMANUELE DO 9° ANO VERDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário