terça-feira, 6 de junho de 2017

PROJETO CORAL CAMERATA DE VIOLÕES E CORAL - FREDERICO ZACARIAS




O QUE É? PARA QUE?  PARA QUEM? E PORQUE A MUSICA NA ESCOLA?


        
  Márcio Cavalcante

O que é música? A arte dos sons! 

Quando falamos de sons, estamos falando de algo relacionado ao primeiro sentido desenvolvido no ser humano: a audição. Ainda no útero materno a criança é capaz de ouvir e reconhecer sons, como a voz do papai e da mamãe. 

A música está presente em todas as culturas e povos, nas mais diferentes situações. Seja na trilha sonora de um filme, em rituais ou momentos de lazer, a arte musical é uma linguagem universal capaz de evocar sentimentos de alegria, tristeza, medo, coragem, entre outros. A ideia de que cantar ou tocar um instrumento musical é privilégio para poucos, para aqueles agraciados com um dom ou um talento, não é uma afirmativa condizente com as metodologias atuais. Muito se tem avançado no quesito do ensino musical e suas metodologias. Em minha experiência, em mais de 30 anos ensinando e participando de atividades musicais, como concertos, eventos e cursos, ainda não encontrei alguém que não pudesse aprender música. Inclusive, crianças portadoras de necessidades especiais têm demonstrado um grande avanço cognitivo, participando de atividades musicais.

A música melhora a concentração, a disciplina e é um excelente instrumento de socialização. Tocar em grupo exige atenção, escuta, sincronismo, percepção, coordenação motora, companheirismo, colaboração e trabalho em equipe.

A orquestra é um modelo de organização, no qual há famílias, naipes, chefes de naipes, spalla (geralmente o primeiro violino da orquestra) e regente. Participar de grupos musicais como orquestras, cameratas, corais ou bandas é uma experiência para a vida. São lições que instrumentalizam o ser humano para lidar com as diversas situações do cotidiano.

Comprar instrumentos musicais ficou ainda mais fácil com a globalização, e hoje já temos muitos instrumentos “prontos” em embalagens, como garrafas pet, copos plásticos, potes, latas etc... Instrumentos? Sim, isso mesmo! Com um pouco de criatividade e a orientação de um bom professor, é possível fazer música com esses objetos. O ideal é que os pais incentivem seus filhos desde pequenos a estudar música, mas sem forçá-los, pois a atividade musical tem que ser prazerosa e jamais encarada como uma obrigação. A criança, por si só, gosta de cantar e explorar novas sonoridades; os pais e professores devem ficar atentos a essa predisposição. A música, ensinada de forma lúdica, traz muitos benefícios para o aprendizado em geral.

Idade também não é empecilho, permita-se  o prazer de descobrir esse maravilhoso universo de sons, nuances, sentimentos e realizações.

Nossos avós já diziam: “quem canta seus males espanta”. Quem sabe, seja esse o caminho para a felicidade? Pra mim é, sou músico com muito orgulho!

Marcio Cavalcanti,  músico há 30 anos, formou-se em violino erudito na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, cursou “Música para publicidade, cinema e televisão” no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, foi membro da Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul e atualmente ministra oficinas de músicas na Escola Estadual Frederico Zacarias e na Escola de Artes Cidade Menina, em Abaeté-MG.




   
APRESENTAÇÕES  DO CORAL "FREDERICO ZACARIAS' 
NOS EVENTOS DOS PATROCINADORES.

 1- Assembléia do SICOOB CREDIOESTE -  LIONS CLUB DIA ......


2- Assembleia da COOPER ABAETE





3- INAUGURAÇÃO DO NOVO GALPÃO NA USINA DE RAÇÃO COOPER ABAETÉ




4- FESTA JUNINA NA AGÊNCIA DO SICOOB  CREDIOESTE  AOS PRODUTORES RURAIS .
DIA 23/06/17




APRESENTAÇÃO DO CORAL EM EVENTOS SOCIAIS  EDUCACIONAIS.




2 - Dia da Família na Escola - Festiva das mães.13 de Maio
Músicas: A Paz   e Beat It






3- I ENCONTRO COM ORQUESTRA MUSICAL DE DIVINÓPOLIS 




4- Apresentação na FESTIVA DAS MÃES na Escola "Frederico Zacarias"

 CARTA DE AGRADECIMENTO : VIAGEM À DIVINÓPOLIS, PATROCINADA PELA AVÓ DE UM MEMBRO DO CORAL



Abaeté, 19 de maio de 2017

      



Dona Nilza,


                        Venho por meio desta, agradecer-lhe em nome de todos os membros do Coral Camerata "Frederico Zacarias", pelo transporte que  nos  patrocinou.
                     Graças a senhora, tivemos a oportunidade de conhecer a orquestra jovem  de Divinópolis, que nos mostrou um outro lado da música que ainda não havíamos explorado: organização, determinação e muito comprometimento.
                              A viagem foi  rica e divertida,  além de  ser importante para nossa formação pessoal e cultural. Em um país onde a cultura fica em último lugar, pessoas como a Senhora, Dona Nilza,  fazem a diferença em nosso meio. Saiba  que sua participação nos fez acreditar que é possível  ir além do que já conseguimos.
                       Nós   e os demais membros do  Coral Camerata "Frederico Zacarias", direção ,agradecemos carinhosamente  pela sua colaboração.



Atenciosamente,



Flávia Rodrigues - 8º ano Verde 

                                        
VIAGEM A DIVINÓPOLIS



                                                   Ana Daniele - 8º ano Azul

                                 No dia  19 de maio de 2017, o Coral Camerata  “Frederico Zacarias” realizou um passeio cultural a Divinópolis  com  intuito de conhecer o Projeto “ Orquestra  Jovem  de   Divinópolis” .
                       Membros da orquestra   Jovem nos  contaram tudo sobre o  funcionamento da orquestra , seus benefícios e dificuldades.
                              Tivemos  por parte deles a apresentação de algumas músicas clássicas.  Também  foi apresentado a música de um filme muito famoso , STAR WARS (Guerra nas estrelas).
                              O  Coral  CAMERATA também   apresentou   as  músicas:  Baião de ninar e ,
Duba. Esse passeio foi muito importante para nós do  Coral para que tenhamos um incentivo maior tanto no lado profissional  como no lado cultural.
                          O passeio foi realizado graças a dona Nilza, avó de uma das integrantes do Coral Camerata. Ela presenteou-nos com o transporte.  No final do passeio  foi dado um lanche oferecido pela escola Estadual “Frederico Zacarias”.
                             Foi uma viagem tranqüila,  cheia de novas experiências ,brincadeiras,cantorias etc..

Ana Daniele - 8º ano Azul 







Nenhum comentário:

Postar um comentário