quarta-feira, 21 de setembro de 2016

ATIVIDADES DA ESCOLA NA SEMANA "ESCOLA EM MOVIMENTO"

1º MOMENTO COM EDUCADORES:
 ANÁLISE DE RESULTADOS E ESTUDO DOS 4 EIXOS: 
  • DIREITO À APRENDIZAGEM; 
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA,
  • FORTALECIMENTO DO TRABALHO COLETIVO
  • RELAÇÃO DA ESCOLA COM A COMUNIDADE. 
MOMENTO DE  REFLEXÕES DOS EDUCADORES DA ESCOLA :
6º AO 9º ANO



MOMENTO DE  REFLEXÕES DOS EDUCADORES DA ESCOLA :
1º AO 5º ANO




APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES PROPOSTAS PELOS PROFESSORES EM PLENÁRIO.


APRESENTAÇÃO DOS FILMES: VIDA MARIA E A GAROTA SURDA E O VIOLINO.
Para reflexão e debate focando os quatro eixos, através de Enquetes

 FILMES: VIDA MARIA E A GAROTA SURDA E O VIOLINO - 9º AZUL
 ENQUETE COM 7º ANO VERDE
 DINÂMICA DA LARANJA -TRABALHO EM EQUIPE - 8º VERDE

DINÂMICA - DESENHO DO PERSONAGEM - 8º ANO VERDE
                                                                  GRUPO I
                                                                    GRUPO II
                                                                       GRUPO III
                                                             RODA DE CONVERSA SOBRE ;
A ESCOLA QUE TEMOS , QUE QUEREMOS, COMO CONSTRUÍ-LA  E COMO A COMUNIDADE DEVE CONTRIBUIR.
                                            
 3º MOMENTO: DIA 22/08/16   : A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE
 ANÁLISE DOS RESULTADOS DA ESCOLA - DIRETOR OMAR.
APRESENTAÇÃO DE SUGESTÕES PARA FINALIZAR AS AÇÕES PARA A VIRADA

17/09/16 - VIRADA EDUCAÇÃO 
BANNER COM PROPOSTAS QUE JÁ FAZEMOS E O QUE FAREMOS.

 CONVIDADO: Márcio - pai da aluna Kamily do 8º Azul - Professor de música - Violinista
 Palestrante; A Importância da Escola na vida do Ser Humano
Palestrante Helder 
                                                 Comunidade participante deste momento
                                               Confraternização - Sorteio de duas cestas básicas.


 DIGA NÃO AO PRECONCEITO!

Adão, Rafael, Ricardo, Gabriel e  Pablo - 8º Verde 



                        Ser preconceituoso é grave, pois este ato  pode levar  uma pessoa a ficar fechado na cadeia por muitos anos. De uns tempos pra cá o número de preconceituosos tem aumentado no Brasil. Pessoas lançam moda como tipos de cabelos, diferentes brincos, vestes exóticas e incomodam as pessoas, mas como o ser humano não é perfeito o que uma pessoa gosta outra pessoa pode não gostar. 
Alguns gostam de funk, vestem roupas caras, curas, cordões pesados, já o sertanejo usa roupas com chapéu, botas, um jeans e camisas de manga longa. Os roqueiros deixam seus cabelos longos e amam o som de uma guitarra. 
                 Atualmente surgiu uma nova moda entre os adolescentes. Eles estão em seu corpo (buracos) furos pequenos ou grandes dependendo  do acessório usado:brincos piercings de todos os  modelos e tamanhos que claro não agradam a todos. 
                    Não importa se você tem o cabelo liso  ou crespo, se a pessoa é gorda ou magro, se você fura seu corpo ou não ou até mesmo pessoas que mudam a sexualidade como travestis, gays, lésbicas, isso tudo não importa pois todos somos iguais perante Deus. 
                    Diga não ao preconceito e ao racismo para que podemos termos um amanhã cada vez melhor. 
                                                                                      
                                                                                                             Pablo Kaique Inácio da Silva
                                                                                                                                  8º ano Verde





Os adolescentes de Ontem

Geralda da Alves da Mata

Antigamente, era poucos os adolescentes que tinham m computador em casa. Raro aqueles que tinham acesso internet.
Ser adolescente naquela época era muito bom, as coisas eram mais simples, praticamente não havia perigo nas ruas. Sentar na pracinha e sair com amigos eram coisas feitas frequentemente. Hoje, os adolescentes saem para baladas, antigamente prevaleciam as discotecas com músicas lentas, bailinhos e festas juninas, mas os adolescentes tinham hora para sair e voltar.
A adolescência, naquela época, era mais fácil, pois não existiam tantas drogas, os adolescentes não saíam com tanta freqüência. O respeito com os pais eram maior e o diálogo também. Acho importante que os adolescentes de hoje respeitem e escutem seus pais, que tenham humildade para ouvir seus conselhos e que não esqueçam sobretudo de nosso bem maior, DEUS.


ENTREVISTA
ENTREVISTADA: Geralda Alves da Mata
ENTREVISTADORES: Ysadora, Cecília Emanuelle e Emanuele.


1- Qual a diferença que você vê entre a adolescência de ontem e a adolescência atual?
Pra começar na minha adolescência só se via televisão. E nem era tanto assim. Hoje a tecnologia tomou conta. Ela é crucial.


2- O que você considera uma característica específica da adolescência e que ela foi para você? Descobertas. De onde também se começa a ter uma visão do mundo e aí começa a predominar a nossa responsabilidade e dignidade.


3- O que você e seus amigos costumavam fazer juntos? Sentar na pracinha sem ter medo algum e ir nas farrinhas na casa dos amigos.


4- Como era a sua relação com seus pais? Eles costumavam deixar você sair? A relação entre eu e meus pais era de muito respeito. Deixavam-me sair, mas geralmente estipulavam o horário para voltar para casa.


5- O que você gostava de fazer na adolescência e que agora se perdeu? As coisas antigamente eram mais fáceis, leves e menos complicadas, ríamos, divertíamos, mas com simplicidade e naturalidade.

6- Defina com uma palavra ou frase como foi a sua adolescência e dê um conselho para os adolescentes de hoje.


Super saudável. E para os adolescentes de hoje, que respeitem e escutem seus pais, que tenham humildade para ouvi-los que certamente só acrescentarão em suas vidas, não esquecendo sobre tudo do nosso bem maior, DEUS.



ARTIGO DE OPINIÃO

Foi desenvolvido um projeto em nossa escola: ‘Semana Educação Movimento”.
Nessa semana realizamos várias atividades diferenciadas, como por exemplo, os filmes que assistimos. Neles destacaram-se assuntos do cotidiano, como o bullinge  a pobreza. Também  fizemos uma roda de conversa na sala de aula. A professora de LÍNGUA portuguesa, Eliana e a bibliotecária Maria Eni, passaram  três perguntas para respondermos. Que escola temos?
Que escola queremos? E que aluno sou? Todos debateram  pontos negativos e pontos positivos da nossa escola e o que devemos fazer para melhorá-la.
Com essas atividades, todos nós mostramos no que q escola deve melhorar e o que se deve conservar.

Tallyta Alves

8º ano Branco

A  ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA QUE QUEREMOS

Temos uma escola boa, mas em questão de alunos, uns não respeitam os outros. Provocam, faltam com respeito, praticando o famoso Bulling. Criticam por conta do cabelo e do estilo.
Alunos desrespeitam professores, respondendo e tratando-os com indiferença.
Em  minha opinião acho que os professores devem ser mais valorizados, E não é puxando saco como dizem, mas é porque os professores são a base da aprendizagem.
Que escola queremos? Quero uma escola em que não todos, mas a maioria participasse dos eventos culturais, que tivessem mais rodas de conversa, apresentação de peças teatrais.
Não  devemos olhar somente para os pontos negativos da escola, mas também dos alunos. Acho que não só a escola deve mudar, mas os alunos também devem se respeitar mutuamente.
Na semana “Educação Em Movimento Na Escola, assistimo a   um filme que retratava a situação do sertão nordestino, onde as mulheres não tinham acesso à educação.  Assistimos outro filme sobre a garota surda que tocava violino e não desistiu de seu sonho, por ser surda.
Já temos melhorado muito em questão de participação!!!

Emanuele  Farias da Silva Cardoso  -  8º ano Branco




Nenhum comentário:

Postar um comentário