TEXTO I -JOGOS MORTAIS
Bem, o que dizer sobre esses jogos que vêm cada vez mais mexendo com a mente de inúmeros adolescentes?
O número de adolescentes envolvidos vem aumentando cada vez mais e sabendo disso ficamos nos perguntando:" Por que fazem isso?" "O que leva um pessoa a praticar esse ato?"
São tantas perguntas que fica difícil responder, Não sabemos que fato leva esses adolescentes a entrarem em jogos suicidas como o "BALEIA AZUL". Talvez estejam querendo mais atenção de pais preocupados apenas com trabalho, contas, celulares, etc. ou talvez seja falta de amigos, falta de alguém para desabafar problemas pessoais, como depressão.
O adolescente que entra nesse tipo de jogo precisa urgentemente de ajuda, alguém para ouvi-lo e saber o que o levou a fazer tal coisa, pois para uma pessoa chegar ao ponto de se machucar e tentar suicídios, ela está completamente fragilizada, machucada, destruída, confusa psicologicamente.
Seria adequado uma maior aproximação por parte dos familiares e educadores, como forma preventiva e de orientação a estes jovens.
Lorrany Evellin
TEXTO II - PERIGOS NO MUNDO VIRTUAL
Muitas pessoas acham que não tem perigo ficar entrnado em joguinhos online, mas estão muito enganados. Nesses jogos, aplicativos como whatsapp, Facebook, Orkut, Instragam entre outros, ronda o perigo. Nesse mundo virtual há muito perigos como o jogo do BALEIA AZUL, que além de perigoso , estimula as pessoas a jogarem por causa do seu nome ou por causa da curiosidades, e nesse jogo quando você entra não pode mais sair.
Esse jogo já causou mortes em várias cidades. As pessoas acham que sabem de tudo sobre esses aplicativos e não sabem é de nada e acabam se dando mal. A maioria das pessoas que entram nesse jogo são adolescentes que estão deprimidos, brigados com os pais, com parentes, namorados ou até mesmo por curiosidade.
Não sei muito bem, mas as pessoas que jogaram falaram que eles entram no Facebook pegam os seus dados como número do telefone,endereço residencial, nome dos pais. Eles te enviam mensagens via Whasapp, com algumas missões ou regras, para você cumprir e se você não cumprir, eles ficam fazendo ameaças, falando que vão te matar ou matar seus pais, que sabem aonde você mora. As missões ou regras são você cortar o seu braço, desenhando uma baleia com um estilete e o último é você se matar. Por isso, tomem cuidado com esses aplicativos de celular e computadores.
Kayo Eugênio Rodrigues
TEXTO III -- OS JOVENS DE HOJE E A TECNOLOGIA
A tecnologia vai avançando a cada dia mais, e para você falar com uma pessoa do outro lado do mundo não precisa mandar uma carta e demorar dias para chegar, hoje temos o celular e o computador. É só você mandar um SMS(mensagem). Com a tecnologia as coisas estão ficando fáceis.
Os jovens, hoje, não conseguem viver sem a tecnologia. Existem muitos deles, que ficam horas e horas na frente de um computador e um celular, mas não são só os jovens, é da criança ao idoso.
Mas pessoas que ficam o tempo inteiro na frente desses aparelhos podem prejudicar a sua saúde.
Uma mulher de 34 anos, recebeu o diagnóstico de "Whatsappnite", inflamação nos polegares e punhos, pelo excessivo uso do Smartphone e de aplicativo de mensagens de texto do WhatsApp.
Eu não acho errado usar o celular e o computador, mas eu acho que devemos usar esses aparelhos com moderação.
Ysadora 9º ano Verde
TEXTO IV - OS JOVENS DE HOJE E A TECNOLOGIA
A tecnologia tem sido uma ferramenta indispensável na vida da maioria dos jovens de hoje, principalmente as redes sociais, com o Whtsapp e o Facebook, seja para expressar suas ideias ou opiniões, para fazer críticas ou compartilhar momentos como os amigos.
Mas a tecnololgia também tem seus poréns.
Muitos jovens sofrem bullyng por meio de redes sociais, assédio e várias outras coisas,sem contar as doenças que causam pelo excesso de tempo na frente de um computador ou celular, ou pelas posições que ficam para mexer nesses aparelhos.
A internet também pode influenciar muitos jovens, a cometer crimes, usar drogas, praticar a automutilação, ou até mesmo cometerem suícidio (que é um absurdo). Todos nós devemos ficar atentos ao mal uso da Internet.
Tallyta Alves
Hoje a maioria dos jovens tem ao menos um celular, todos antenados nas novas tecnologias; computadores, celulares, tablets, etc. É muito bom novas amizades com outras pessoas nunca vistas na vida, mesmo saber do que acontece no mundo mais rapidamente. "As pessoas hoje em dia, usam muito a tecnologia, sem têm dúvida sobre algum assunto, simplesmente pegam seu celular e pesquisam no google, que já vai aparecer a resposta. Uma pessoa conhece outra em um chat de um jogo, depois de um tempo já está namorando à distância, são muitas coisas possíveis quando se tem um aparelho com internet nas mãos" diz Mayara, jovem usuária.
Mas a tecnologia tem seus problemas, jovens viciados que acabam se privando da vida social, dores após uso excessivo, além de golpes invasão de privacidade, propagandas enganosas e mas coisas que são muito comuns e fáceis de enganar a vítima.
"Pessoas com seus supostos namorados e namoradas virtuais trocam fotos e vídeos de si mesmas nuas, os famosos nudes, correndo risco de ter o conteúdo publicado em sites e redes sociais, assim acabando com a imagem da pessoa.Já aconteceu comigo e isso não é reversível, e o único jeito de não acontecer isso é tendo atenção e sempre preferindo relacionamentos com pessoas de seu convívio" diz uma vítima que não se identifica.
E realmente, o único jeito de se prevenir é tendo atenção e inteligência. Os danos não serão recuperados tão facilmente.
Carlos Manoel - 9º Verde
TEXTO VI - INTERNET: A TECNOLOGIA DE DUAS FACES
Atualmente, ninguém mais vive, sem a famosa internet. Usamos para nos comunicar com amigos, estudar, postar fotos e nos atualizarmos. Internet é um vício, ninguém vive mais sem ela, estando praticamente em tudo o que fazemos.
Ela nos proporcionou mais conforto, pois dá para comprar produtos através dele e até mesmo pagar uma conta no banco. Tem vários benefícios que ela nos oferece como esses citados e mais alguns.
Mas, não se iluda: internet, esse avanço tecnológico, não tem só benefícios. Ela também pode ser muito prejudicial, pois invade nossa privacidade, rouba fotos ou dados pessoais. Por isso temos que tomar muito cuidado com isso, internet é bom, mas não é o que pensamos.
Além destes fatores, na internet se encontram muitas porcarias, coisas desnecessárias, surgiu agora um jogo suicida nomeado "BALEIA AZUL", Azul no qual consiste em fazer cinquenta desafios como se auto mutilar, prejudicar pessoas ao seu redor e no final do jogo tem que suicidar. Um jogo bem idiota, mas muito perigoso, pois depois que entra não tem como sair e se tentar te matam, pois eles sabem tudo sobre sua vida.
Esse tipo de jogo é bem comum na internet e os jovens e crianças por algum motivo entram e morrem.
Então devemos ter bastante cautela, saber usá-la de forma que nos beneficie e não nos prejudique.
Lorrany Evellin da Silva
TEXTO VII - OS JOVENS E SUAS TECNOLOGIAS
Problemas de saúde relacionadas ao uso excessivo da tecnologia estão se desenvolvendo com muito mais frequência no mundo atual. De acordo com o médico ortopedista Leandro Cardoso, o mal uso da tecnologia afetou muito a saúde dos jovens.
O abuso da tecnologia tem causado lesões na coluna, devido a má postura e dor nas mãos.
Segundo o médico, não é o uso desses aparelhos que fazem mal, e sim o excesso deles.
Existem diversos relatos de jovens que confessaram ficar até 7 horas em frente ao computador. e já vieram a ter essas dores sem contar as doenças psicológicas como: "Medo ou pânico de ficar sem celular e distúrbios no cérebro, que faz você pensar que ele está vibrando em seu bolso, quando na verdade não está. Existem diversas maneiras de se evitar essas doenças: a cada hora faça um intervalo de 5 a 10 minutos para descansar a mente, use também um lubrificante para os olhos e tente ficar ao máximo longe desses aparelhos que são tão viciantes e que fazem tão mal à saúde.
Ana Cláudia - 9 Verde
TEXTO VIII - Ser jovem hoje: alienação ou engajamento?
TEXTO VIII - Ser jovem hoje: alienação ou engajamento?
Atualmente, o jovem
não sabe muito sobre o que está acontecendo no mundo a sua volta.
Hoje em dia, já é raro
encontrar um jovem que busca, pesquisa, e quer saber o que está acontecendo na
sociedade. Muitas vezes, eles apenas escutam, e aceitam tudo o que a mídia lhes
diz.
Os jovens se
acostumaram a receber tudo já feito e isso fez com que eles passassem a não se
importar mais com o que está acontecendo a sua volta, acostumados a não lutarem
por aquilo que desejam.
Presos em seus blocos sociais, os jovens se tornaram
instrumentos maleáveis, que cooperam com a mídia a distribuírem suas ideias
erráticas e mentirosas sobre os diversos assuntos do cotidiano.
A mídia em geral, e
principalmente a internet, é um dos principais fatores que leva a alienar os
jovens e deixá-los tão fora de assuntos importantes que estão acontecendo. Os
jovens usam a internet, uma ótima ferramenta de pesquisa, para postarem fotos
com “bico de pato” e acompanharem páginas que substituem seus pensamentos por
bobagens inacabáveis.
O jovem alienado não terá um futuro bom. e não
será um adulto digno, sendo que, possivelmente, quando mais velho, ele continue
a ser alienado e a apoiar ideias que podem prejudicar a todos.
O problema é que os
jovens estão se tornando cada vez mais alienados e é a eles que pertence nosso
futuro. O que será de nós, se o futuro presidente da república, não estiver por
dentro dos assuntos da política?
Os
pais e escolas também tem que ter um papel nisso, devendo desde cedo, ensinar
as crianças e adolescentes a pensarem por si próprios e expressarem suas
opiniões. Esse é um dever, que deve ser feito em prol de toda a sociedade
Nicolas Reis Silva
TEXTO IX - A juventude da
atualidade
Boa parte dos jovens de hoje não se interessam
por assuntos políticos e sociais, deixando se levarem somente por aquilo que é
mostrado a eles, sendo assim fáceis de serem manipulados.
Com os avanços tecnológicos e o fácil acesso a
informação, o jovem passou a acreditar em tudo que vê na internet, tomando
posições, sem antes saber se a informação é verdadeira.
Mas, por outro lado,
existem aqueles que estão engajados na sociedade e são capazes de provocar
mudanças. Um bom exemplo foi “Os Caras Pintadas”, movimento estudantil
realizado no Brasil, pela melhoria do país na década de 90.
Portanto, medidas são
necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação (MEC), poderia
elaborar palestras de conscientização do bom uso da tecnologia para a formação
da juventude. Além disso, pais e escolas devem encorajá-los a tomarem
iniciativas e mostra-los a importância do pensamento crítico. O futuro do mundo
está nas nossas mãos. Se crescermos alienados, como poderá existir um futuro
digno?